
Na tarde de hoje, 11 de Maio, a Associação de Pais e Amigos das Crianças Especiais de Poções (APACEP) reuniu-se no sítio do Sr. Ranulfo para dar início às atividades do Projeto da Equoterapia na cidade de Poções e, na oportunidade comemorar juntos os dias das mães.
Esse é um projeto sem fins lucrativos que utiliza o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais, bem como, com déficit de aprendizagem.
O cavalo produz movimentos tridimensionais em seu dorso que são transmitidos ao cavaleiro. Esses movimentos se assemelham ao andar humano e esse é um dos principais ganhos proporcionados pela prática da equoterapia, pois quando o praticante está montado no cavalo, é como se ele estivesse caminhando.
“Esta semelhança fornece impulsos diretamente para o cérebro fazendo assim aprender, reaprender ou corrigir o modo de andar. Assim, o praticante está executando vários ajustes tônicos, estimulando sua frequência cardiorrespiratória, desenvolvendo força, tônus muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo, aperfeiçoamento da coordenação motora e equilíbrio, fazendo uma atividade física que vai lhe trazer além de benefícios, muito prazer. Desenvolve também uma melhor autoconfiança, auto-estima, iniciativa e independência do praticante, assim como da linguagem e comunicabilidade. Além disso, através do tato (contato direto com o animal, por meio de toques e carícias), serão estimuladas sensações visuais e auditivas, além de desenvolver o olfato. Nenhum aparelho na melhor clínica do mundo produz uma resposta tão rica e rápida como o cavalo” disse Luana Rodrigues – fisioterapeuta e mentora do Projeto da Equoterapia em Poções.
Luana é fisioterapeuta e depois de trabalhar por cerca de um ano no Centro Municipal de Atenção Educacional Especializado de Poções-CMAEEP, e lá entendeu e percebeu da grande necessidade de habilitação e reabilitação, bem como, dos ganhos físicos, psicológicos e educacionais de uma parcela da população de Poções. Para englobar esse perfil de pacientes e alunos, de forma a favorecer o biopsicossocial destes indivíduos e ofertá-los uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Dessa forma, Luana buscou aprimorar a sua prática profissional na área, fazendo o Curso Básico de Equoterapia, reconhecido pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE – Brasil), no qual percebeu os reais ganhos ofertados aos pacientes a partir da primeira sessão de atendimento.
Cris Araujo e Noélia presidente e vice presidente da APACEP, deram visibilidade ao projeto de Luana e assim foi implantado em Poções e na próxima sexta feira posto em prática para o alívio e saúde dos pacientes.
Ranulfo, conhecido domador e criador de cavalos será um dos auxiliares guia, e além de tratador dos cavalos (dois cavalos que a associação recebeu côo doação) cedeu o espaço para sediar os atendimentos. O projeto conta com Policarpo Barros como o segundo auxiliar guia, com os psicólogos Karla pinheiro e Bismac Meira.
Para reforma da casa da fazenda sede, a associação recebeu o apoio de João Guilherme, Constru Rocha, Matheus da auto escola que fez uma vaquinha entre amigos e ajudou na compra do material, e os vereadores Edison Meira e Laudelino Palmeira que contribuíram pagando a mão de obra. Para manter os cavalos, Aleno da Cabana do Fazendeiro arca com a ração, entre os comerciantes do seguimento, contatados pela a associação, ele foi o único que teve o coração sensível aos problemas da garotada.
Veja as fotos clicando no link abaixo
http://www.tvpovo.com.br/site/galeria/105/crianas-da-apacep-e-a-equoterapia
Mín. 15° Máx. 27°